3 de junho de 2009

Google Wave

O Google anúnciou o Pré-lançamento de uma nova e extraordinariamente inovadora ferramenta, o Google Wave.
Este permite a integração de inúmeros serviços do Google, e de outros famosos, em um único ambiente, de acordo com a política Google: prático, intuitivo, simple, e opensource.

Começaremos pelo básico, o Gmail. O wave permite a troca de mensagens como um gerenciador de e-mail, com interface mais prática para gerenciar as conversas, adicionando múltiplos contatos, respondendo e complementando o texto original, e, pasmem, com a possibilidade de trocar mensagens instantaneamente, não como no messenger, mas como no antigo chat do ICQ, onde o destino recebia a mensagem enquanto ela era digitada.

Quer atualizar seu blog? Ok, "adicione" seu blog na conversa e ele estará instantaneamente atualizado, com a conversa na íntegra ou parte dela. Todo comentário feito no seu blog, referente a esse post, vai compor a continuação da wave que gerou o post, tudo administrado na interface do Wave. Fotos? claro. Arrasta pra conversa. Os destinos recebem instantaneamente e seu blog também.

Orkut e twitter entram na jogada facinho. Orkut é serviço do google, 100% integrado. Para o twitter, o wave recebeu uma "extensão", uma API desenvolvida pela comunidade de desenvolvedores que colabora com os produtos do Google. Viva o Opensource! Adicione vídeos às waves. Cole o link do vídeo e a opção "embed" permite visualizar o vídeo na própria wave.

Além da interface intuitiva, o recurso "arrastar" funciona pra tudo. Como eles mesmos dizem no vídeo, você até esquece que está trabalhando num navegador comum de internet.

Os dois principais apelos macros do Wave são o gerenciamento das conversas, e-mails, em forma de waves e a colaboração. Através dele também é possível publicar as suas waves em sistemas colaborativos, ou wikis. Todo o texto, parte dele, fotos, gráficos, em forma de apresentação de slides, entre outras possibilidades. Vale lembrar sempre, dentro de um só ambiente, através do seu navegador preferido. Inclusive para reportar, ao Google, erros do Wave, se far através de uma própria wave, que, ao invés de adicionar um contato como destinatário da wave, envia-se para o "Bugs" do Google. O que não impede de enviar para um contato pessoal esta mesma wave, para que este compartilhe da reportagem do bug.

Revolução? do Google? Como costumamos dizer aqui no sul: -"Normal!"
O que EU vejo com isso: 
- Remetendo à época em que nosso celular servia para fazer ligações, a agenda eletrônica armazenava dados completos de contato, o notebook acessava a internet, o mp3 proporcionava a trilha sonora do dia-a-dia... Hoje todos esses foram convertidos no mais prático e portável de todos, o celular. Um único equipamento (ou ambiente) nos proporciona acesso fácil à todos recursos citados. E essa lista de recursos só aumenta.

- Traduzindo a analogia... Nossos contatos profissionais e pessoais feitos por e-mail, as redes de relacionamento online (como orkut, myspace, facebook, linkedin, twitter, ao seu gosto), gerenciar nossos vídeos no youtube, fotos no flicker, blog no wordpress, documentos diversos no Docs, dúvidas em geral nos wikis ou grupos de discussão, etc. Todas, ou pelo menos a maioria destas agora serão convertidas em um sistema fácil e (a princípio) rápido.

- Aquele monte de janela aberta, carregando o processamento do PC e do nosso cérebro, ao gerenciar o contexto de diferentes ambientes, alternados entre eles à todo o instante, dá espaço para uma plataforma única para gerenciar a maioria dos sistemas que dependemos no nosso trabalho ou lazer.
Fazendo um parêntese, li, certa vez, no blog Efetividade.net, um post que embasava em uma pesquisa, a justificativa para o uso de dois monitores para administrar trabalhos múltiplos. Segundo o post, a troca entre programas utilizados ao mesmo tempo gera um esforço do cérebro para se contextualizar com a atividade à cada Alt+Tab.

Concluindo, me anima muito essa pré-apresentação não só porque vai facilitar a minha vida de todas as formas citadas acima. Além disso, considero isso realmente uma revolução. Acredito que vai mexer, mais uma vez, com o comportamento das pessoas em relação às ferramentas online do Google e concorrentes (na verdade acho que vai incentivar o uso de ferramentas do Google frente aos concorrentes, já que podem ser administrados a partir de uma só plataforma). E (claro) o esforço da concorrência para se igualar dá margem a mais inovações.

Assista ao vídeo da apresentação, mas prepare-se para 1 hora e 20 minutos de aula de prática de inglês.




Nenhum comentário: