7 de janeiro de 2009

Novo layout do Terra

Como podem ver, o Terra estreou hoje sua nova interface do portal.

Como cliente do Terra há mais de 5 anos, e usuários de vários serviços, dentre eles o blog, e-mail, notícias de esporte e tecnologia, entre outros, fico frustrado com as tentativas do Terra de melhorias. Acompanho diariamente serviços inovadores na web, como o Google faz o tempo todo, explorando ao máximo os recursos, sendo acessível a todos e integrado a tudo.

O Terra infelizmente não está conseguindo acompanhar essa evolução, e por mais que o design do portal tenha ficado melhor frente ao antigo layout poluído, este ficou clean demais. Por um portal lidar com uma grande variedade de conteúdo, a melhor usabilidade dele depende da organização das informações. Exatamente o que ele não conseguiu fazer usando apenas tons de cinza. Um exemplo de boa organização de informações, na minha opinião, está no portal da Globo.com, onde as notícias têm cor vermelha, os esportes verde, entretenimento laranja e por aí vai. Com certeza fica muito colorido, mas não um carnaval, porque o resto dele é clean, e essa diferenciação por cores torna fácil a organização dos temas ao longo do portal.

Realmente não é tarefa fácil a organização de um portal. Depende do estudo furioso de designers voltados a tornar a estética agradável a leitura mas integrado a funcionalidade do produto, no caso do portal, a usabilidade e organização das informações para uma melhor navegação.

Outro pecado que o Terra manteve é a acessibilidade. O crescente público de usuários de Linux ainda não tem acesso total ao conteúdo, principalmente a parte de vídeos. Duvido que eles não tenham acesso às estatísticas de acesso ao portal, sobre sistema operacional, navegador, resoluções, etc, e duvido também que o número de visitantes de Linux não seja expressivo a ponto de Terra migrar a tecnologia utilizada para abordar esse público também.

Apesar de o acesso via celular/smartphone ter sido aperfeiçoado, ele cai na mesma restrição do Linux, ou seja, para ter acesso aos vídeos é necessário navegar munido de Windows ou Mac OS. Pode ser o caso do Iphone e dos smarts com windows mobile (eu digo “pode ser o caso” porque não os testei), mas através do Nokia N95 que tive acesso para testar, o portal de adaptou bem, mas não foi possível assistir aos vídeos.

Como já disse, sou usuário e assinante do Terra há alguns anos e sempre fui fiel aos serviços prestados, mas ultimamente fui obrigado a migrar meu e-mail principal para o Gmail devido a tecnologia empregada pelo Google em seus serviços e, principalmente, a integração entre os mesmos, o que não acontece no Terra. O Terra mail, por exemplo, não lembro a última vez que sofreu alterações significantes no sistema, que é bem precário. Entre a minha casa, trabalho, e outros locais onde acesso o portal, utilizo Windows, Linux, Mac (raramente), IE, Firefox, Safari, Chrome, etc, e não posso confiar e depender de um serviço que vai estar disponível para mim apenas em alguns lugares e em outros não.

Ainda não pude dedicar muito tempo para analisar as novas mudanças, mas as primeiras impressões (comentadas aqui) não foram boas. Publico isso com o intuíto de promover uma melhoria significativa no portal, para que eu possa voltar a contar com o Terra como minha página inicial e primeira fonte de consultas, afinal, só não sou mais tão fiel ao Terra por estar tão depreciado.

Nenhum comentário: