5 de março de 2009

VoIP

O termo VoIP significa "Voz por IP (Internet Protocol)", ou seja, a transmissão de voz por protocolo de internet. A tecnologia viabilizou a partir da difusão da banda larga, que deu estrutura para a transmissão de voz com qualidade. Hoje em dia, a solução já funciona até em smartphones, que permite que falemos, muitas vezes, gratuitamente.

O mais famoso dos programas de VoIP, o Skype, é considerado um mensageiro instantâneo por integrar conversas por texto, voz e vídeo. A grande vantagem é a regra "de Skype para Skype é de graça", o que ocorre também com os concorrentes, como Vono e outros.

Esse uso é antigo e muito prático, pois muitas vezes conversamos com pessoas em outros países sem nenhum custo, através da conexão de internet em banda larga. O sistema de VoIP se ampliou e hoje já é possível ligarmos do Skype, por exemplo, seja de um computador ou de um dispositivo móvel, para telefones convencionais, fixos ou celular. Para essa modalidade existe um custo por minuto de ligação, mas, muitas vezes, mais barato que o convencional. O cliente compra créditos e liga normalmente para qualquer número.

O grande salto do VoIP, que entra em conflito com o serviço de telefonia celular, é o uso desses programas nos smartphones, que se conectam através de redes wireless ou 3G. Com esse acesso podemos fazer ligações através dos programas de VoIP, não gerando custo unitário por ligação. O acesso a rede de dados 3G ainda não é muito viável no Brasil e sua cobertura deixa a desejar, mas quem tem rede wireless em casa ou no trabalho pode usufruir do serviço nesses ambientes, valendo a mesma regrinha, se a chamada entre dois usuários de VoIP, é gratuita.

Esse esquema oferece risco as operadoras no momento em que as redes 3G forem popularizadas e confiáveis, propiciando o largo uso da telefonia VoIP via celulares, roubando uma boa fatia de usuários da rede convencional de celular. Podemos até prever um dia (bem distante ainda) em que as teles migrarão como os provedores de internet, que cobravam por pulsos na época da internet discada e agora cobram uma tarifa fixa pelo uso da banda larga. Se um dia as teles cobrarem tarifas fixas pelo uso ilimitado, com certeza a tecnologia das transmissões de voz será VoIP ou alguma outra que apareça no futuro.

* Citei o Skype apenas como exemplo por ser o serviço mais famoso, existem vários outros serviços que valem a pena ser pesquisados.

Nenhum comentário: