13 de março de 2009

Benefícios do Safari 4 para o desenvolvimento web

Há algumas postagens atrás eu comentei o seguinte:

"Enquanto o W3C (World Wide Web Consortium) começa a estabelecer um padrão no desenvolvimento web para estruturar a próxima fase da web, a web semântica, ou web 3.0, os fabricantes dos navegadores ainda são o maior problema no uso dos padrões. Atualmente, a leitura dos arquivos pelos navegadores ainda não está padronizada, o que inviabiliza o funcionamento das páginas independente da plataforma, um dos principais propósitos do padrão."

Hoje tenho o prazer de trazer uma notícia animadora. A Apple (pra variar) está divulgando amplamente a versão Beta do navegador Safari 4. Dentre as 150 novidades anunciadas, a mais importante (pelo menos para merecer um post aqui), este tirou nota 100 teste no Acid3.

O Acid3 é o teste implementado pelo The Web Standards Project para avaliar a leitura dos navegadores sobre o padrão W3C. O teste realiza mais aproximadamente 100 testes e, por isso, a nota dos navegadores é representada numa escala de 0-100. É possível ainda ver quais os quesitos analisados pelo teste.

Enfim, ao tomar conhecimento sobre o Safari 4, que tirou nota 100/100 no Acid3, resolvi pesquisar sobre essa avaliação e seus resultados, e descobri coisas importantes pouco divulgadas. Dentre elas, que há outros navegadores com a mesma pontuação, não apenas o da Apple como era anunciado.

Navegadores com nota 100/100:
- Safari 4 Beta
- Chrome 2
- Opera 10

A batalha dos navegadores é uma realidade e essa busca pela nota 100/100 no Acid3 é uma conquista para nós, designers e desenvolvedores web. As web standards, por incrível que pareça, são mais respeitadas pelos desenvolvedores do que pelos navegadores, um dos empecilhos no desenvolvimento web. Surge então essa esperança de que este seja um requisito seguido por todos os navegadores e que possamos projetar e desenvolver um site para um padrão, e não para cada navegador, como fazemos atualmente.

Um comentário:

Anônimo disse...

mto show...bela conquista ..palmas para esses navegadores. pra nao esquecer: te amo