20 de fevereiro de 2009

Mobile World Congress - encerramento

Através da cobertura do Terra ao evento, surgiu uma matéria abordando a rivalidade entre os Sistemas Operacionais existentes, com o Symbian, utilizado pela Nokia, o Iphone OS, Windows Mobile, Android ou Palm OS. Rivalidade no sentido de cada um desenvolver se sistema sem priorizar uma integração, um padrão entre os concorrentes. De acordo com a matéria, esse fator atrasa a convergência de celulares.

Aconteceu o mesmo com o mundo dos pcs há uns anos atrás. Cada fabricante desenvolvia o seu padrão, até que a IBM iniciou um padrão em hardware e a Microsoft padronizou os sistemas operacionais, promovendo dando suporte ao desenvolvimento da área como temos hoje.

O desenvolvimento web também passa pelo mesmo problema. Enquanto o W3C (World Wide Web Consortium) começa a estabelecer um padrão no desenvolvimento web para estruturar a próxima fase da web, a web semântica, ou web 3.0, os fabricantes dos navegadores ainda são o maior problema no uso dos padrões. Atualmente, a leitura dos arquivos pelos navegadores ainda não está padronizada, o que inviabiliza o funcionamento das páginas independente da plataforma, um dos principais propósitos do padrão.

O mercado de celulares precisa da mesma iniciativa para desenvolver todo o potencial de convergência que é possível. Enquanto não houver um padrão, o desenvolvedor precisa programar um sistema/aplicativo para 5 diferentes plataformas, o que não acontece na maioria das vezes, forçando o desenvolvedor a priorizar sua produção para apenas uma das plataformas.

Acredito que é uma questão de tempo para que os padrões entrem em funcionamento. O benefício, para quem não manja muito do assunto, é similar a padronização dos carregadores de celular, anunciado no último post, onde apenas um carregador funcionaria em vários modelos de celular.

No caso dos carregadores, a culpa pode ser atribuída aos designers, que infelizmente não projetaram um carregador "universal" que promoveria, principalmente, a preservação ambiental, entre outros benefícios expressivos. No caso dos sistemas operacionais acredito que seria tarefa para os engenheiros, e como não tenho conhecimento na área, prefiro não comentar.

Estamos no aguardo.

Nenhum comentário: