16 de fevereiro de 2009

Matéria do Fantástico sobre "o Lixão do Pacífico"

O Fantástico levou ao ar ontem (16/02) uma matéria sobre uma ilha no Pacífico que está coberta por toneladas de lixo. A ilha se localiza em uma região de encontro de várias correntes, como um redemoinho, e acaba recebendo todo tipo de lixo levado pelas marés.

Esse post serve apenas para explicar o porquê de eu comentar tanto a responsabilidade social e ambiental do avanço e produção tecnológica. Na minha opinião, já que o cidadão não tem consciência no uso e descarte do material, acho que os governos deveriam exigir medidas de retomadas desse material por parte dos fabricantes. Sim, é uma medida radical, mas é baseada na idéia de que esse gasto que a indústria terá em recolher as embalagens e detritos dos seus produtos forçará elas a estudar materiais alternativos menos poluentes ou até biodegradáveis. Afinal, alguém tem que limpar essa porcaria toda.

Aproximadamente 27% do material era composto de sacolas de supermercado. Então quem puder comprar as sacolas ecológicas que são vendidas em alguns supermercados, faz um bem para as nossas águas e para os animais que um dia alimentarão o topo da cadeia alimentar, NÓS.
Para quem perdeu a matéria pode conferir no site da Globo (globo.com), eles publicam em vídeo todos os programas ou, pelo menos, parte deles.

2 comentários:

Franco Marsillac disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Franco Marsillac disse...

É...seria uma iniciativa de importância por parte do govern pressionar a iniciativa privada pela adoção de práticas mais conscientes já na concepção do produto ou ainda na responsabilidad sobre o descarte das embalagens. Nosso único problema é que a iniciativa privada financia os políticos que estão no governos... que problema não é?!