11 de fevereiro de 2009

A Supremacia Google

Mesmo com a crise bombando parece que o Google multiplicou a velocidade de lançamento de novos produtos. Nas últimas semanas tivemos atualização do Google Earth com a possibilidade de ver o fundo do mar. Ouvi falar também que eles estão disponibilizando imagens de Marte feita por uma sonda, mas não sei se é através do Earth também ou de outra plataforma. Que tal o Google Latitude? Você pode compartilhar sua posição, através de seu celular com GPS, para quem você quiser. Essa pessoa vai receber um link para ver sua foto posicionada no Google Maps. Bem bacana!

Recentemente o Google anunciou uma parceria com a NASA pela criação da "Universidade da Singularidade". O propósito é alguma coisa com inteligência artifial e robótica, pelo que entendi. Isso sim me dá medo.

Essas e outras atitudes do Google, como o objetivo de organizar toda a informação mundial, têm gerado certos comentário sobre a responsabilidade do poder dessas informações. Luli Radfahrer, PhD em Comunicação Digital e divertido palestrante, publicou em seu blog (http://blog.imasters.uol.com.br/luli/) que essas inovações soam, para ele, como a Skynet, "sistema" de inteligência artificial que se volta contra seus criadores e lança um ataque para destruir a raça humana no filme Exterminador do Futuro estrelado por Arnold Schwarzenegger.

Esses dias estava assistindo outro filme, Eu robô, protagonizado por Will Smith, que aborda um tema parecido, a popularização dos robôs domésticos dotados de inteligência artificial, quando o robô central desse sistema "evolui" sua inteligência a ponto de dominar os serem humanos e seus sistemas. Quando estava assistindo esse filme acabei fazendo a mesma associação de Luli quanto ao Google.

Enfim, bobagem para alguns, faz sentido para outros. Sou a favor de todas as ferramentas que o Google têm implementado, e revolucionado, no campo da organização de informações até agora. Mas tenho receio da responsabilidade que toda essa inovação trará no futuro. Apesar de tudo, parabéns ao Luli pela associação, para mim pareceu bem prudente.

Nenhum comentário: